"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)

quarta-feira, 2 de junho de 2010

O Mito da Telinha - Graziela Giusti Pachane

A educação tem acompanhado todos e quaisquer avanço no processo evolutivo da humanidade e, consequentemente da educação. Portanto, discutir essa evolução é indiscutível.

A reciclagem dos educadores nas mais diversas áreas tem ido fundamental par o desenvolvimento deste processo revolucionário no ensino e na vida cotidiana, no divertmento e, infelizmente no mal uso da avançada tecnologia que acompanha o desenvolvimento da educação e da comunicação.

A mediação entre o ensino tradicional e a informática, dentre outros, exerce um imenso fascínio sobre educadores e educandos, porém, cabe aos responsáveis saber como usá-los corretamente.

Segundo o Profº. Moran da USP, televisão e vídeo com a imagem, o som, os movimentos e outras coisas envolvidas na mídia, acionam e elevam todos os sentidos levando a uma melhor compreensão. Não seria diferente com o computador: o usuário é levado à um compreensãodo todo, da realidade, pois não só sua inteligência é aguçada, mas também suas emoções, seus sentido.

A informática vai mais longe: é interativa. Nos permite através de seus programas, softwares e etc, nos comunicarmos simultaneamente com o mundo inteiro no mesmo momento, evitando a passividade do vídeo e a,pliando os limites de comunicação. Além de podermos acrescentar figuras, vídeos, sons, etc.

As mais novas mídias, às vezes se tornam problemas se não forem bem utilizadas. Ponte(1992) afirma: “... o computador por si só pode ser tanto uma contribuição positiva como negativa para o processo de ensino e aprendizagem, dependendo da forma como for utilizado. É dependendo do trabalho do professor que os alunos serão autônomos ou passivos demonstrando interesse ou desinteresse pela máquina. À este profissional converge a busca da superação do paradoxo da sedução. Paradoxo esse que pode ser desmitificado com a superação do deslumbramento que poderá se dar com a compreensão do mundo que nos é apresentado dentro dessa tecnologia.

0 comentários: